Notícias por e-mail

 Fale conosco
Prévias
Scarface
 
Victor Martínez/Terra
 
Divulgação
Tony Montana está de volta pelo menos no mundo dos games
Tony Montana está de volta pelo menos no mundo dos games
Enquete
Qual a sua expectativa para Scarface?
Positiva
Neutra
Negativa

Busca
Busque outras notícias no Terra:
Tony Montana está de volta, só que agora no mundo dos jogos. Este é um filme que, certamente, jamais imaginaríamos que se converteria em um game 20 anos depois de causar impacto nas telas de cinema do mundo todo.

Você não pode dizer se gosta mesmo de filmes sobre mafiosos sem ver alguns clássicos do gênero. Afinal, existem muitas obras sobre o tema. Para começar a entender e apreciar este tipo de trama é preciso desfrutar de obras que fazem a alegria de qualquer cinéfilo como: O Poderoso Chefão (bem é necessário assistir também a segunda parte e ao final da trilogia). A primeira versão de Scarface, dirigida por Howard Hawks, também é fundamental.

Porém, o game Scarface é baseado no filme de Brian de Palma com roteiro de Oliver Stone e uma fantástica interpretação de Al Pacino. O resultado é uma das melhores e mais violentas obras que já foram feitas em celulóide. Apesar disso, o Scarface dos games parece mais uma resposta da Vivendi ao Poderoso Chefão da Electronic Arts.

Pacino e parte do elenco do filme vão estar no game (o protagonista irá emprestar sua voz). Neste Scarface interativo, teremos uma espécie de Grand Theft Auto (jogo que já se tornou uma referência) com uma trama escrita a partir dos acontecimentos ocorridos na película de 1983.

Porém, quem assistiu ao filme pode estar se perguntando como a história vai continuar se Tony Montana morreu no final do filme? Bem, acredite se quiser, segundo o pessoal da Radical Entertainment o Sr. Montana não morre no massacre na mansão que faz parte da última e mais espetacular cena da trama. Em vez disso, perde todo o seu império de drogas bem como sua família.

Realmente, a premissa do jogo é tão hilariante quanto o restante do argumento. Agora, o Sr. Montana vive nas ruas praticamente como o bandido, o pequeno marginal que era no começo do filme. Seu objetivo? Recuperar o que lhe pertence por direito: o controle do mundo.

O jogador assume pela primeira vez o controle no momento do filme em que Tony Montana pega seu lança-granadas e se põe a disparar - a torto e a direito - dentro de sua própria mansão contra os capangas de Sosa.

Certamente é um começo empolgante e esperamos que o restante do jogo consiga superar este impacto inicial. Depois de vencermos esta batalha sangrenta, devemos andar pelas ruas de Miami realizando crimes para formar a nossa reputação de bandido. Esta é a base da jogabilidade de Scarface.

As principais missões da história são o aumento do nosso patrimônio e o número de pessoas que conseguimos matar. Isto será fundamental para aumentar nossa fama e, por conseqüência, poderemos abrir novos cenários e partes da cidade onde poderemos expandir nosso império de cocaína.

Da mesma maneira que o Montana da película, o virtual também terá um... vocabulário elegante. Em pleno tiroteio, teremos a possibilidade de provocar verbalmente nossos inimigos para obrigá-los a sair de seus esconderijos. Aliás, o momento em que decidirem responder é uma boa hora para acabar com eles com um tiro certeiro.

Outra característica que define o protagonista de Scarface é a sua barba mal-feita. Isto se verá refletido quando nosso medidor de raiva chegar ao máximo. Quando isto acontecer, o Sr. Montana vai realmente perder a cabeça e nos deleitar com um espetáculo de fúria digno do filme.

Para todos os efeitos, isto significa que no jogo ele apontará para todos os inimigos que estiverem ao seu redor acabando com os adversários de maneira rápida, elegante e digna. Infelizmente, o protagonista do Scarface interativo será mais comedido do que o do filme. Uma das coisas proibidas é disparar contra inocentes, assim como se pode fazer em outros títulos (GTA). Se tentarmos fazer isso, ele baixará as armas imediatamente e se lamentará.

O grande teste de Scarface será a comparação com O Poderoso Chefão da EA. Porém, os amantes de histórias de mafiosos terão muitas horas de diversão pela frente.
 

Redação Terra