Notícias por e-mail

 Fale conosco
E3 2005
Quinta, 19 de maio de 2005, 11h29 
Sony diz que Xbox "não é à prova de futuro"
 
 Últimas de E3 2005
» Celular é a plataforma do futuro para os games
» Xbox pode custar US$ 300 e terá edição de luxo
» Painkiller 2 já está em desenvolvimento
» Fantasy XI não terá gráficos melhores no Xbox 360
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A Sony afirmou esta semana que derrotará a Microsoft na batalha dos videogames de próxima geração usando tecnologia avançada que superará o fato da rival chegar primeiro ao mercado com o Xbox 360.

A Sony revelou detalhes sobre o seu console de videogames PlayStation, e não perdeu tempo em promover as vantagens do novo microchip que vai equipar a máquina, afirmando que será capaz de executar vídeos em alta definição e tocar os novos DVDs que usam luz azul.

"Queremos incluir tudo que existe hoje e tornar o aparelho à prova de futuro, na medida do possível", disse Kazuo Hirai, presidente da divisão de videogames da Sony nos Estados Unidos, em entrevistas. "É uma caixa feita de tecnologia do futuro, ao contrário do Xbox 1.5, que parece ser uma combinação de coisas disponíveis hoje", acrescentou Hirai, presidente-executivo da Sony Computer Entertainment of America.

O PlayStation 3 estreará em 2006, enquanto Xbox 360 estará nas lojas em tempo para a temporada de festas natalinas deste ano.

A gigante norte-americana do software informou que o Xbox depende pesadamente de tecnologia de hardware já existente, mas que os conhecimentos de software da empresa tornarão mais fácil a criação de videogames além de ajudarem as produtoras de jogos a manterem controle sobre os custos.

Ao longo dos próximos 18 meses, Microsoft, Sony e Nintendo planejam todas lançar novos modelos de seus consoles atuais, prometendo recursos gráficos melhores e capacidades de jogo online.

Hirai disse que chegar primeiro ao mercado não é necessariamente a receita do sucesso.

"Ser o primeiro a chegar não garante necessariamente alguma coisa nesse mercado. Porque se o seu único objetivo é chegar primeiro ao mercado, você estará optando pelas árvores, em vez da floresta", afirmou Hirai.

Ainda assim, os analistas afirmam que parece improvável que a Sony preserve a posição dominante que tem no momento, com sua próxima geração de console. O PlayStation 2 vendeu cerca de quatro vezes mais unidades do que Xbox desde o lançamento dos videogames.

"Não é real para uma companhia dominar o mercado agora como a Sony fez da última vez", disse o analista Hiroshi Kamide, do KBC Securities. Ele afirmou que as principais produtoras de videogames do mundo, como Electronic Arts e Square Enix, estão mais inclinadas a trabalharem de maneira mais próxima com a Microsoft desta vez.

Mistério sobre preços
Hirai, da Sony, sinalizou que o PS3 pode custar mais que o PS2, lançado em 2000 nos Estados Unidos por US$ 299. Enquanto isso, analistas afirmam que US$ 399 é o máximo que a maioria dos consumidores aceitaria pagar por um videogame.

"Dada a tecnologia que estamos colocando nele (PS3), de maneira geral, eu acredito que os consumidores estarão dispostos a considerarem um preço maior que a versão anterior do produto", disse Hirai, que enfatizou que nenhuma decisão sobre o preço do console foi tomada.

Entretanto, Hirai afirmou que o portátil PlayStation Portable (PSP) vai funcionar com o PS3. Um jogador poderá usar o PSP para jogar games no PS3 por meio de uma conexão sem fio. Além disso, segundo o executivo, o jogador que estiver em um local com acesso à Web sem fios, como uma cafeteria, poderá usar o PSP para se conectar a jogos de seu PS3 em casa.

"Dado o poder desse tipo de tecnologia, eu creio que os criadores de conteúdo poderão promover maneiras interessantes de se aproveitar esses recursos", finalizou Hirai.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.