Sites relacionados
Games
Outer Space
E3 2005
TGS 2005
  Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias em seu e-mail
  Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
E3 2006
Sexta, 12 de maio de 2006, 12h55  Atualizada às 15h51
Miyamoto: Nintendo busca diversão, não gráficos melhores
 
AP
Myiamoto joga tênis usando o controle do Wii como raquete
Myiamoto joga tênis usando o controle do Wii como raquete
Enquete
Quem é a grande vencedora da E3 2006?
A Microsoft e o Xbox 360
A Nintendo e o Wii
A Sony e o Playstation 3
Outra empresa

 Últimas de E3 2006
» Iwata: Ser a n° 1 no mercado não é importante
» Nintendo Wii terá jogo de cirurgias médicas
» Novo Zelda é para o público hardcore, diz Aonuma
» Revelado novo Metal Gear Solid para o PSP
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Shigeru Miyamoto, o famoso produtor de videogames da Nintendo, nunca imaginou que se tornaria um ícone cultural ou o avô de uma indústria bilionária quando ele criou um jogo chamado Donkey Kong em 1981. Um quarto de século depois, Kong e outras famosas criações de Miyamoto como Mario levaram os videogames dos arcades para as casas dos usuários ao redor do mundo.

» Veja fotos do primeiro dia
» Veja fotos do segundo dia
» Fotos do segundo da conferência da Nintendo
» Veja fotos das garotas de estande

Agora Miyamoto tem uma nova missão: devolver a diversão a uma indústria obcecada por gráficos de alta definição. "O público em geral começou a ver os videogames como complicados, difíceis e algo que não tem nada a ver com suas vidas", disse Miyamoto durante a Electronic Entertainment Expo, maior feira de videogames do mundo. "Nosso foco não é somente em gráficos, mas criar uma forma de entretenimento de longo alcance"

Miyamoto entende de diversão. Com fala mansa, o criador e diretor sênior da Nintendo, abriu a conferência de imprensa da companhia na E3 vestido de maestro de uma orquestra virtual. Ele usava o joystick do Wii como se fosse uma batuta. "As pessoas chamam ele de Spielberg dos videogames, mas realmente ele é mais consistente que o Spielberg", disse Adam Sessler, apresentador do programa "X-Play" do canal de TV sobre videogames G4. "Ele tem uma mística que realmente não tem paralelo na indústria dos videogames."

A Nintendo tem objetivo de mudar a maneira como as pessoas jogam videogames com seu novo console Wii, que deve ser lançado no final deste ano. A idéia da companhia é mudar o estereótipo do jogador de videogames plantado em um sofá e conectado a uma máquina. Miyamoto, que se tornou o primeiro projetista de videogames do mundo a receber a Ordem de Arte e Literatura da França no início deste ano, disse que o Wii não precisa correr atrás da guerra dos consoles porque software é sempre o fator decisivo no setor.

"Não é que os jogadores querem comprar hardware só para vê-lo. Eles precisam comprar para jogar games", disse Miyamoto, que também foi o autor da famosa franquia Legend of Zelda. "Será uma nova era onde a Nintendo dominará uma parte grande do mercado", disse Ankarino Lara, vice-presidente de videogames do site Gamespot.com.

Até mesmo o diretor de games da Microsoft, Peter Moore, afirma que os jogadores recorrerão à nova máquina da Nintendo porque ela será mais barata que outros consoles e oferecerá uma maneira inédita de jogo. "Miyamoto assumiu esse conceito de diversão e tem mantido isso durante todo o caminho, não importando o hardware que Nintendo tinha", disse Moore.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.