Sites relacionados
Games
Outer Space
E3 2005
TGS 2005
  Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias em seu e-mail
  Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
E3 2006
Sexta, 12 de maio de 2006, 15h31  Atualizada às 17h21
Cresce pressão por fusão de produtores de jogos para celulares
 
 Últimas de E3 2006
» Iwata: Ser a n° 1 no mercado não é importante
» Nintendo Wii terá jogo de cirurgias médicas
» Novo Zelda é para o público hardcore, diz Aonuma
» Revelado novo Metal Gear Solid para o PSP
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O número crescente de modelos de celulares e a alta dos custos de desenvolvimento estão gerando pressão pela fusão entre produtores de jogos para telefones móveis, disse um importante executivo da Digital Chocolate, empresa de capital fechado. "O setor está em clima de pesada consolidação", disse Ilkka Paananen, diretor de operações européias da Digital Chocolate.

O crescente número de modelos de celulares e a necessidade cada vez maior de oferecer apoio de marketing aos produtos levam as empresas a discutir fusões, disse Paananen. "Os requisitos para ser uma produtora bem sucedida de jogos para celulares se tornaram dramaticamente mais complicados; essa vem sendo a força que impulsiona a consolidação do setor", disse.

Na indústria de celulares, não existe qualquer padronização de software para jogos, de modo que os produtores precisam adaptar cada game para cada modelo de aparelhos existente no mercado. Os executivos do setor dizem que isso pode custar entre US$ 1 mil e US$ 2 mil para cada reconfiguração do jogo a um novo modelo.

No ano passado, por exemplo, a Gameloft vem lançando no mercado 40 novos modelos de celular por ano. Empresas de menor porte lançam centenas de novos modelos a cada ano. Produtoras de videogames como a Electronic Arts e a THQ também entraram no segmento de jogos para celulares, devido à queda no crescimento de seu mercado original.

A Electronic Arts, a maior produtora mundial de videogames, agora participa do mercado de jogos para celulares, depois de concluir a aquisição da Jamdat, por US$ 680 milhões, há alguns meses. Isso aconteceu depois que a Jamdat pagou US$ 137 milhões pela Blue Lava Wireless, e sua licença mundial de 15 anos sobre o Tetris, que observadores do setor dizem que registrou mais vendas do que qualquer outro jogo para celular.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.