Sites relacionados
Games
Outer Space
E3 2005
TGS 2005
  Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias em seu e-mail
  Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
E3 2006
Sexta, 12 de maio de 2006, 16h49  Atualizada às 17h19
Videogames chegam à era online nos Estados Unidos
 
 Últimas de E3 2006
» Iwata: Ser a n° 1 no mercado não é importante
» Nintendo Wii terá jogo de cirurgias médicas
» Novo Zelda é para o público hardcore, diz Aonuma
» Revelado novo Metal Gear Solid para o PSP
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O mercado de consoles de videogames está entrando em uma era que pode conduzir o setor, cujo faturamento anual atinge os US$ 30 bilhões, a um novo patamar, e a gigante do software Microsoft está liderando o avanço. O serviço de videogames online Xbox Live, da Microsoft, já ofereceu aos usuários do console uma amostra do futuro ao permitir que joguem e conversem com amigos distantes, baixem jogos e outras formas de conteúdo, adotem identidades virtuais e construam comunidades com seus colegas jogadores.

Mas as mudanças não se limitam à maneira de jogar. O Xbox 360, da Microsoft, o PlayStation 3 (PS3), da Sony, e o Wii, da Nintendo, prometem oferecer aos produtores de videogames - que pagam até US$ 25 milhões pelo desenvolvimento de um novo jogo - novas maneiras de faturar por meio de serviços online. "Uma revolução está acontecendo online... trata-se de uma parte importante do quebra-cabeça econômico, com relação ao futuro", disse Van Baker, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

Sony e Nintendo lançarão seus novos serviços online ainda este ano. Como o Xbox Live, os rivais permitirão que as produtoras de videogames vendam diretamente aos usuários já familiarizados com o processo de compra e download de jogos e vídeos na Internet. A publicidade dinâmica integrada aos jogos, tornada possível por conexões de alta velocidade com a Internet, também deve propiciar novas receitas, oferecendo aos anunciantes uma maneira de atingir os jovens consumidores de sexo masculino que abandonaram a TV aberta e outras formas convencionais de mídia.

A Microsoft conquistou vantagem na publicidade integrada a jogos com sua recente aquisição da Massive, líder de um mercado que deve movimentar mais de 3 bilhões de dólares ao ano em 2010. Os fabricantes de consoles e produtores de videogames concordam que o potencial é imenso, mas executivos da Sony e da produtora de videogames Electronic Arts antecipam que a publicidade deva decolar mais devagar.

Em entrevista coletiva antes da abertura da feira de videogames Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano, em Los Angeles, o presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, expôs a estratégia "Live Anywhere", da empresa, que promete ligar consoles de videogame, computadores e celulares em uma rede de jogos online.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.